Em resumo o facebook ads é um sistema dentro da plataforma que exibe anúncios dentro da rede social para os usuários, a vantagem desse sistema é que ele é capaz de rastrear, classificar e filtrar o usuário pelo comportamento dentro da rede, sendo possível estimar suas preferências de consumo, região e outras atividades que facilita o direcionamento do anúncio.

Vale lembrar, que são milhões de pessoas e empresas que passam o dia navegando pelo Facebook.

 

Anúncios do facebook

A ferramenta é altamente usada por diversos segmentos de negócios, podendo ser útil em pequena á grande empresas. Entretanto alguns a conhecem apenas pelo botão que aparece nas suas publicações, o famoso “impulsionar publicação” e não sabem o real potencial da ferramenta.

Nesse artigo iremos mostrar os três principais erros cometidos por quem usa o facebook ads

 

Má direcionamento

Um dos principais erros mais comuns de quem costuma anunciar na plataforma de publicidade do facebook, é não saber direcionar corretamente o seu anúncio.

Sempre que criamos um anúncio pela plataforma devemos selecionar o nosso público desejado, que deve ser levado em consideração diversos aspectos, entre eles, a região que a sua empresa atua/atende, interesses, idade e gênero.

De forma resumida o que muito acontece é, empresas anunciando em diferentes regiões as quais ela mesma não atua, ou anunciando para um publico que não possui um interesse real em seu produto.

Por exemplo, um restaurante situado na região central de são paulo anunciando para uma pessoa no interior do estado de mato grosso.

Quando isso acontece além da empresa estar “jogando dinheiro fora”, esse anúncio pode causar uma certa confusão para as pessoas do outro estado a qual ela não atende, uma vez que essas pessoas podem contata-la sem perceber que são de regiões diferentes.

Direcionamento de campanha facebook ads

 

Não selecionar corretamente o objetivo

O facebook ads disponibiliza diversos tipos de campanhas com objetivos diferentes, esses objetivos determinam como será cobrado a sua campanha e como ela será exibida ao usuário.

Acontece que quando você seleciona bem o seu objetivo a plataforma vai otimizar a sua campanha e fazer com que o seu dinheiro seja bem gasto no anúncio.

Existem diversos objetivos, alguns deles são envolvimento, alcance e curtidas. Cada um pode ser usado em determinados momentos, por exemplo, se sua empresa esta começando agora no facebook e precisa alcançar curtidas, o ideal é o  “envolvimento” para que gere seguidores, mas é bom ter em mente que cada objetivo trará resultados diferentes.

 

selecionar o objetivo facebook ads

Não aproveitar todos os posicionamentos

A plataforma dá a opção de escolher onde será exibido o seu anúncio, além do feed tradicional do facebook, é possível divulgar na coluna direita do desktop, no feed do instagram, no instant article (publicidade dentro de sites), no instagram stories, em vídeos da time line e entre outros locais.

A seleção do posicionamento deve ser levada em conta os objetivos e o direcionamento do seu público alvo, pensando no comportamento deles, idade e locais onde possa ter maior impacto.

O facebook também traz a opção de seleção automática do posicionamento, mas o ideal testar e ter um feedback sobre onde seu anúncio tem maior potencial.

Nos da Omega Software, recomendamos pelo menos dois posicionamentos diferentes, como por exemplo o feed do facebook e o feed do instagram, mas claro levando em conta seu público alvo.

Selecionar o posicionamento facebook ads

 

Bônus dicas para melhorar sua campanha

Depois de falar de tantos erros vamos aqui dar algumas dicas de como fazer seu anúncio bombar e atrair mais clientes na rede social.

Crie seus anúncios direto pelo gerenciador de anúncios do facebook, e muito comum ver os donos de empresas só clicarem em “impulsionar a publicação”, é prático, porém não é possível configurar tão bem a sua campanha ali, por esse motivo recomendamos uso do gerenciador de anúncio que contém uma vasta opção de configurações para a sua campanha.

Selecione o seu real objetivo para a campanha, pense bem, você quer que a sua publicação tenha curtidas e comentário, que a sua página aumente as curtidas, vender mais em seu site ou aumentar a visibilidade da sua marca?

Existem diversos objetivos para a sua campanha, na própria plataforma demonstra quais os possíveis resultados para cada objetivo, é importante seleciona-lo muito bem, pois a partir do objetivo os resultados podem ser diferentes.

Selecione o seu direcionamento, após a seleção dos objetivos você precisa direcionar a sua campanha, mas nada de colocar seu anúncio pra ser exibido pro país inteiro, selecione as potenciais regiões que sua empresa pode atender, seja as cidades mais próximas ou em caso de loja virtual pode ser selecionado estados ou até mesmo o país, mas deve ser bem direcionado para que o seu dinheiro seja bem utilizado com quem realmente possa vir a ser seu cliente.

Inclua os interesses do seu público, isso fará com que o seu anúncio seja mostrado ao usuário que já procura pelo seu serviço, como por exemplo, para um salão de estética, selecione beleza, spa, estética, corpo e saúde e outros que sejam compatíveis com o seu produto.

Selecione o posicionamento da sua campanha, aqui é o momento em que o seu objetivo vai influenciar onde anunciar, se o seu objetivo é alcance você deve colocar a sua campanha no maior número possível de posicionamentos, claro levando em consideração o seu público, já se o objetivo for envolvimento, nesse caso recomendamos o básico mesmo, no feed do facebook e do instagram.

 

Tem alguns outros detalhes que você deve se atentar também, como as imagens, que necessitam seguir as diretrizes do facebook, são muitas, mas o principal que muitos pecam é no formato da imagem e na quantidade de texto.

Para cada posicionamento tem um formato recomendado (vamos deixar o link no final do artigo para você conferir cada um deles) e a quantidade de texto deve ser inferior ou igual a 20% de todo o contexto da imagem, há exceções, porém para um melhor resultado da campanha é ideal seguir as diretrizes da plataforma.

Além disso é válido acompanhar os resultados de sua campanha, como o público que ela atingiu (idade, gênero, região e o posicionamento) e também comparar com campanhas passadas.

 

Links e referências:

Facebook Anúncios (Ads): https://www.facebook.com/business/products/ads

Guia de anúncio: https://www.facebook.com/business/ads-guide

Testar a quantidade texto: https://www.facebook.com/ads/tools/text_overlay

Sobre as páginas do facebook: https://www.facebook.com/business/products/pages

 

Se você chegou até aqui, desejamos que consiga alcançar seus objetivos e tenha ótimos resultados em suas campanhas no facebook ads.

A Omega Software oferece um serviço completo de marketing nas redes sociais que envolve a criação de conteúdo com planejamento e foco nos resultados, além de trabalhamos com as plataformas de anúncios do facebook e do google.

Caso fique alguma dúvida estamos a disposição para responde-las, acesse o link https://goo.gl/2hBQ3R e fale diretamente com a nossa equipe ou ligue no telefone (66) 98101-2119.

Veja também nossos outros artigos sobre a maior rede social do mundo: Como usar o facebook a seu favor e Facebook Messenger para sites de empresas.


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